Meu filho lendo Monteiro Lobato, “Saci”, trouxe no resumo de um dos capítulos, a discussão entre o Saci e Pedrinho, sobre quem são os mais inteligentes, os homens (defendido pelo Pedrinho) ou os animais (defendido pelo Saci).
Em certo momento, quando Pedrinho diz que a Dona Benta tem uma biblioteca cheia de livros, o Saci prontamente rebate que “é mais uma prova que os animais são mais inteligentes, afinal não precisam de livros”. Aqui para mim acendeu uma luz, pois imediatamente, sem seguir na linha de instinto primário para estudo e evolução, a questão mais importante do momento bateu na cara, A INFORMAÇÃO!!!
Estamos mais do que toda a história da raça humana, sendo bombardeados por informações boas e ruins, certas e erradas, fakes e verdadeiras, confusas e esclarecedoras, e aí é que entra o ponto. O instinto animal tão defendido pelo Saci em mais uma obra fantástica de Monteiro Lobato, e aqui eu tomo a liberdade de colocar o “ser humano” no mesmo barco que os “animais irracionais”, pois o instinto é que são elas gente!!!
Toda vez que algo atinge um dos nossos 6 ou 7 sentidos, somos prontamente levados às memórias e experiências anteriores, para podermos processar a tal informação.
Então, somos hoje tão condicionados a nos confundirmos, que não seguimos os instintos mais profundos do nosso “SER”, PIOR, aceitamos qualquer coisa como verdadeira, mesmo que lá no fundo, escutemos aquela voz que diz: será que isso tem sentido?
Concluindo esta viagem, ouso dizer que você deve ouvir mais sua voz interior nos tempos atuais. Reflitam mais sobre o que chega aos seus ouvidos e a seus olhos, usem suas experiências e por que não, as experiências daquelas pessoas que você conhece, e que são mais vividas que você. Se fizer isso será muito mais difícil que te levem para o lado errado, quando precisar entender uma situação.
Viemos a este mundo para evoluir, então chega daquele “complexo de Gabriela” que diz: eu nasci assim, eu cresci assim e vou ser sempre assim; não pessoal, para que tenhamos um Planeta melhor, para que nossa vizinhança seja melhor, para que os relacionamentos sejam mais legais e positivos, precisamos aprender sempre e ficar atentos para o que chega aos nossos ouvidos.
Quase toda a informação hoje provem, com raríssimas exceções, das mesmas fontes e muitas delas são falsas ou tendenciosas no mínimo. Aprenda a buscar as mesmas informações pesquisando um pouco mais fundo. Hoje existem grupos de informação que, com nomes diferentes, são dos mesmos donos e transmitem as mesmas coisas, querendo que vocês entendam do jeito deles, que nem sempre são os jeitos certos.
A necessidade de procurar a verdade não precisa ser profunda, mas se você parar um pouco e refletir sobre o que está lendo, ouvindo ou lendo, lhe fará bem e te ajudará a escolher melhor seus caminhos e atitudes.
Vamos plantar melhores sementes hoje, cuidando da terra, que é nossa cabeça, com idéias positivas e proativas, assim colheremos num futuro próximo, frutos que transformarão o mundo ao nosso redor.
Somos as sementes e o mundo é nosso pomar, para termos um mundo melhor, precisamos cuidar e vigiar nossos pensamentos e reflexões.
Venha comigo buscar um planeta mais evoluído, você topa?
Obrigado por ler até aqui, compartilhe com as pessoas que você ama e semeie esperanças positivas no mundo.
Um beijo no seu coração.