PRATIQUE A EMPATIA

Empatia é sem dúvidas o exercício obrigatório em todo relacionamento, ENTÃO APRENDA A PRATICAR!!!

Empatia é sem dúvidas o exercício obrigatório em todo relacionamento!!!

Segundo o site ( https://dicionario.priberam.org/acontessa ) a definição de EMPATIA é – “ Forma de identificação intelectual ou afetiva de um sujeito com uma pessoa, uma ideia ou uma coisa”; buscando mais fontes, encontrei no ( https://www.dicio.com.br/empatia/ ) a seguinte definição – “ Capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria; compreensão: demonstrou empatia ao ouvir os problemas de sua mãe “.

Então, seguindo minha reflexão, reafirmo que em uma relação, a empatia é a ferramenta que vai trazer melhor entendimento para o casal, afinal de contas, os desafios do dia a dia, seja no profissional ou no pessoal, faz com que, muitas vezes ao chegar em casa, o cônjuge não esteja com as melhores energias para compartilhar com o outro, muitas vezes ambos estão completamente em sintonias antagônicas. Fazendo o exercício/prática da empatia, tudo pode voltar ao normal, mas para que isso aconteça, claro que todos precisam estar familiarizados com essa ferramenta.

Trago então uma dica super interessante para que vocês pratiquem todos os dias, aliás, serve para todas as situações nas quais vocês encontrarão com outras pessoas: Antes do contato com pessoas, com as quais você mantém relação, faça uma pausa (se possível), relaxe, lembre-se que cada um tem seus problemas pessoais e que nem sempre aquele que te espera estará com a mesma energia que você. Feito isso, faça uma breve oração, relaxe e vá sempre com a melhor das intenções, sorriso no rosto e pronto para fazer com que a pessoa sintonize com a SUA ENERGIA. Claro que aqui estou CONSIDERANDO que você estará com a MELHOR ENERGIA!!!

Nem sempre isso acontecerá, então como você já se preparou, vá aos poucos ajudando a outra pessoa a entrar na sua onda, ou seja, ajude-o(a) a relaxar e se concentrar no que é importante no respectivo encontro. Não significa que você transformará a energia da outra pessoa imediatamente, mas sim que você, aos poucos, vai levando o encontro para o objetivo principal dele.

Se o caso é trabalho, vá trabalhando a energia negativa da pessoa, com leves frases positivas e buscando sempre o lado bom do que você foi buscar;

No caso de cônjuge, espere o desabafo, aguarde que seu amor fale o que está preso na garganta e depois, aos poucos, vá levando boas energias através de atitudes carinhosas e frases positivas, relevando as coisas ruins e elevando as coisas boas, para que aos poucas a paz se instaure no lar!

Pois bem, nunca é fácil, mas trabalhando a EMPATIA, você será a cada dia um pouquinho melhor que o dia anterior.

Alexandre
Alexandre