JOVEM RESPONSÁVEL, FUTURO PROMISSOR!
Se os jovens estão tão perdidos com relação ao que farão na faculdade; se eles se sentem desmotivados a estudar no ensino médio; se eles não sabem que profissão escolher, o que os pais podem fazer?
Qual é o problema:
- Falta de foco?
- Criatividade?
- Perspectiva de futuro?
- Responsabilidade?
Para que os jovens sejam orientados e direcionados a utilizarem o máximo do seu aprendizado, eles precisam de orientação. Ajuda-los a ter foco se torna importante, assim como ter mais responsabilidade e consciência de futuro, pois só assim eles terão um porque se dedicar.
- Exemplos profissionais: Precisam viver experiências que os levem a entender as mais diversas opções profissionais possíveis. Só assim terão uma noção do cotidiano de um profissional.
- Direcionamento claro: Desenvolver hábitos que os levem a ter um dia mais produtivo, significa clareza de ações, desde a hora em que acordam até a hora de dormir. É como ter uma agenda profissional, mas nesse caso uma agenda que tenha direcionamento ao estudo, descanso, alimentação, lazer, etc.
- Estudo direcionado: Cursos de interpretação de texto, redação, inglês, orientação nutricional e orientação financeira, entre outros, podem ajuda-los a ter mais clareza de ideias, mais foco e determinação; além de criar um diferencial em suas mentes, tornando-os mais sensíveis a mudanças e desafios, tanto na escola quanto em família, em relacionamentos pessoais e também profissionais, também no esporte, no lazer e na escolha de hábitos mais saudáveis.
- Ouvir é primordial: Um bom relacionamento com os pais ou responsáveis é imprescindível para um caráter bom! Isso não significa que eles devam fazer aquilo a que são orientados ou direcionados, não, claro que não, como indivíduos, se eles tiverem boas orientações, saberão formar suas opiniões de forma clara e criarão bons conceitos sobre o certo e o errado, e sendo assim, serão sempre mais capazes de fazerem boas escolhas.
- Interesses e aptidões: Sempre ouvimos, quando jovens que, temos jeito para isso ou para aquilo, se ajudarmos os jovens a descobrirem do que realmente gostam, ficará bem mais claro e tranquilo o caminho da escolha de uma faculdade, de uma profissão, de um estilo de vida e daquilo que querem para suas vidas futuras.
- Certo e errado: Neste momento o errado é fazer por eles, pensar por eles agir por eles!!! O certo é mostrar aos jovens opções, como é a realidade e com a experiência dos pais e/ou responsáveis, mostrar onde suas escolhas os levaram, tanto as boas quanto as más. Levando ao jovem o conhecimento de que todos são falíveis e que todos erraram e ainda erram na vida, eles terão menos receio de fazer tentativas e ficarão menos frustrados se fracassarem. Isso trará impacto positivo, pois será menos trabalhoso a reorganização de ideias e de atitudes por parte deles, muito naquele sentido de “nunca desistir”, ou “tentou, caiu, levantou”, ou ainda “nunca desista dos seus sonhos”.
O trabalho de orientação aos jovens deve ser sempre revisto, reorganizado e adaptado a cada fase de evolução em que ele se encontre e os pais tem a principal posição nisso tudo.
Se os pais ou responsáveis não conseguirem isso sozinhos, busquem nossa orientação. Como coach, podemos dar todo o suporte e treinamento tanto aos pais quanto aos jovens.