ORIENTAÇÃO VOCACIONAL PARA MEU FILHO?

A ORIENTAÇÃO VOCACIONAL pode ajudar seu filho a buscar um futuro mais CONCRETO e CERTEIRO, quando falamos de profissão x vocação. Com as ferramentas certas, ele terá muito mais chances de tomar o melhor rumo profissional.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL PARA MEU FILHO?

Como Coach de jovens e orientador vocacional, preciso dar a oportunidade àqueles que vem me procurar em busca de caminhos para o futuro, a chance de conhecer as mais variadas possibilidades de trabalho e profissões para o futuro de cada um!

Agora, como dizer o que é bom ou ruim para cada indivíduo? Como orientar uma pessoa, se cada um tem suas particularidades?

Bem, vou tentar sintetizar o máximo possível, quais caminhos eu sigo. Então vamos lá:

PRIMEIRO PASSO: Conhecer o jovem, entender quais são suas necessidades e expectativas com relação ao futuro que vem chegando. Para que isso aconteça, preciso ouvir suas ideias e obter sua confiança, mostrando que sou um facilitador de ideias e não um “SABE TUDO” que veio para dizer o que é certo ou errado;

SEGUNDO PASSO: Seguindo o princípio de “conhece-te a ti mesmo”, busco organizar os pensamentos dos jovens, ajudando-os a se encontrarem no mundo e também, a terem uma visão mais clara de suas vidas atuais e perspectivas alcançáveis para o futuro;

TERCEIRO PASSO: Mostrar as mais variadas realidades existentes, no quesito PROFISSÕES; clareando sobre, na base, o que cada um faz e as expectativas de futuro de cada uma delas. Também faz parte deste passo, o conhecimento em loco das profissões principais e suas POSSÍVEIS vantagens e desvantagens;

QUARTO PASSO: Colocar a mão na massa!!! Para mim a fase derradeira, pois se o jovem fizer um estágio, saberá o que é vivenciar a profissão pretendida, ou as profissões pretendidas; sendo assim experimentará ao vivo e a cores o que é trabalhar como profissional.

QUINTO PASSO: AGENDA PROFISSIONAL, nela oriento o jovem a desenvolver o hábito de agendar sua vida, na escola, em casa, nas amizades, na saúde e no financeiro. Quando se tem conhecimento total do que se passa ao seu redor, qualquer pessoa consegue se desenvolver melhor e ir definindo suas metas atuais e futuras. Criamos aqui um maior senso de responsabilidade e isso é fabuloso.

SEXTO PASSO: Trazer as expectativas e aprendizados dos jovens para seus pais e orientadores, pois assim todos trabalham em conjunto. Trazer uma sinergia para o cotidiano da família facilita o crescimento do jovem e também dos que convivem com ele, assim uma boa parceria traz um maior incentivo e crescimento pessoal e familiar.

A base para o auto conhecimento é um aprendizado que respeite cada pessoa com ela é, e não fazer uma receita ÚNICA de bolo e achar que todos devem se enquadrar nela. Entender a individualidade é essencial para o sucesso de cada processo de evolução pessoal e espiritual.

Alexandre
Alexandre
İçerik alınamadı.